terça-feira, 10 de julho de 2012

Animais já expostos no Parque de Exposições abrilhantam a Expoimp 2012

Eles participarão de leilões, torneios leiteiro, julgamentos e competições
           
            Já chegaram ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva os animais que ficarão expostos durante a  44ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Os animais - vacas, bois, novilhas, cavalos e caprinos - são oriundos de diversas regiões do Brasil, mas, principalmente, da região Norte/Nordeste.  Antes de irem para o pavilhão, os animais receberam um tratamento vip, com banho e tosa, e passaram pela fiscalização sanitária realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária ( AGED/MA).
           
Torneios e julgamentos

            A Expoimp 2012 conta com uma programação de torneios leiteiro, julgamentos e competições. Nos dias 11, 12, 13 e 14 a feira terá o concurso leiteiro de ordenha, com cerca de 40 animais de raças leiteiras, em que serão premiados os animais que obtiverem a maior produção de leite durante um determinado período. Segundo o presidente do Sinrural, Sabino Costa, esta é uma forma de mensurar a qualidade dos bovinos voltados para produção de leite.
            Além dos torneios leiteiro, a feira terá o julgamento de bovinos das raças nelore, com 150 animais, e tabapuã, tendo 50 animais. A avaliação das raças zebuínas terá como juiz o Dr. Murilo Montandon Sivieri, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). 
            Outro importante momento será o julgamento de equinos da raça mangalarga marchador, que serão avaliados em morfologia e marcha, por um juiz da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga, vindo de Belo Horizonte (MG). " Em relação aos equinos, temos animais vindos do Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará e  Tocantins, então, a pista será muito disputada", afirmou.

Provas
            A Expoimp 2012 ainda terá - nos dias 13, 14 e 15 - prova de laço em dupla (team roping) com mais de 30 participantes, iniciando sempre às 17 horas. Os participantes vêm de Araguaína(TO), Castanhal e Parauapebas (PA).

Nenhum comentário: