quinta-feira, 24 de maio de 2012


Imperatriz se prepara para realização do fórum ambiental da região tocantina

A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Cândido Falcão Almeida
                               Imperatriz vai sediar, nos próximos dias 4 e 5 de junho, o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que tem como tema principal “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Necessidade de Todos”. O evento, que reunirá representantes de várias prefeituras do Maranhão, Pará e Tocantins, tem como um dos palestrantes o mestre em economia agrária Francisco Graziano Neto, mais conhecido como Xico Graziano.
                              O I Fórum Ambiental se realizará no auditório do Palácio do Comércio e tem como público alvo representantes de associações de prefeituras, entidades culturais, fóruns sociais, institutos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, sindicatos, universidades, alunos, educadores, entre outras organizações. As inscrições estão sendo feitas no site da Prefeitura de Imperatriz, link do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam).
                               Para a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Cândido Falcão Almeida, o fórum constituiu-se no mais amplo espaço para articulação de iniciativas sociais. “O evento se consolida como um encontro técnico e científico, [é o] mais importante da região Tocantina no que se refere ao tema saúde e desenvolvimento”, explica Ivanice Cândido.
                               O I Fórum Ambiental tem como objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental para a administração pública; propiciar debates, bem como a elaboração de alternativas junto à educação nesse avanço, rumo a uma sociedade mais justa e sustentável, como uma prioridade e responsabilidade de toda a sociedade. Visa também compartilhar experiências entre os ambientalistas que se farão presentes.

                               O evento objetiva, também, apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução de consumo de energia, água, bens materiais, bem como a gestão adequada dos resíduos sólidos (lixo), além de estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água nas cidades da região Tocantins. (Domingos Cezar)

Diretoria do COMMAM